Gaia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mídia global

2 participantes

Ir para baixo

Mídia global Empty Mídia global

Mensagem por emanuelpatrick Sáb Out 15, 2011 12:04 am

A mídia em geral contribui para aumentar ou para diminuir (ou nem uma coisa nem outra) os conflitos e tensões internacionais?

Essa é uma questão para reflexão da obra geografia na construção do mundo de José William Vesentini. Estou apresentando esse tópico para debatermos sobre o papel da mídia global na configuração atual do mundo. Aqui fica o meu ponto de vista acerca do assunto:

Acredito que a mídia, em geral, influencia as eleições e até mesmo os rumos dos governos. Ela quase obriga os políticos a se ocuparem deste ou daquele assunto, inclusive os conflitos militares. Ao abordar a corrupção, amanhã o aborto, depois o assédio sexual, algum genocídio na África, alguma crise na Europa oriental, etc., a mídia acelera e direciona a vida política, forçando os governos-especialmente no Primeiro Mundo, onde há um maior temor e respeito a opinião pública- a tomar decisões mais rápidas e sobre assuntos cada vez mais complexos: para comprovar a minha tese, basta lembrar do recente fato da demissão do ministro de transportes após a denúncia do esquema de mensalão feito pela revista Veja.

Espero a apresentação dos pontos de vista dos nossos queridos membros de fórum! Um abraço e até a próxima!

emanuelpatrick

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mídia global Empty Re: Mídia global

Mensagem por Euclides Sáb Out 15, 2011 8:59 pm

Meu ponto de vista:

A opinião pública e os meios de comunicação têm, certamente, uma relação muito estreita que forma e motiva nos dois sentidos. Por um lado a imprensa (séria) procura estar atenta aos fatos que são de interesse público e dessa forma o público direciona a imprensa.

Por outro lado opiniões coerentes só podem ser formadas pela posse e conhecimento de informação, via pela qual os meios de comunicação são formadores de opinião.

A opinião pública e os meios de comunicação são parceiros inseparáveis e simbióticos no mundo moderno e globalizado.

Políticos são, por natureza, criaturas sensíveis à opinião dos eleitores (que constituem a opinião pública). Governos são constituídos politicamente.

A opinião pública e os meios de comunicação como agentes sociais constituem um quarto poder nos estados modernos e podem e muitas vezes determinam as ações de governos.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos