Gaia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

latitude, longitude e escala

2 participantes

Ir para baixo

latitude, longitude e escala Empty latitude, longitude e escala

Mensagem por Ol!ver_EdEl Qua Fev 22, 2012 1:38 pm

oiiie ^^
gostaria de saber como calculo latitude, longitude e escala. eu tinha aprendido a calcular escala, mas nao entendi muito bem e sempre que vou medir e depois calcular sempre da errado. agora lat. e long. eu nao entendi nada se alguem puder me ajudar eu agradeço desde de ja ^^ Very Happy
Ol!ver_EdEl
Ol!ver_EdEl

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

latitude, longitude e escala Empty Re: latitude, longitude e escala

Mensagem por Euclides Sex Fev 24, 2012 11:45 am

Escalas em Mapas

Mapas são representações gráficas planas de uma região. Se desenhássemos um mapa numa folha de papel que fosse tão grande quanto a região mapeada teríamos um mapa na escala 1:1, ou seja uma unidade de distância medida no mapa corresponderia a uma unidade de distância medida no chão.

Por óbvio, para que tenham utilidade, os mapas devem ser representados em escalas menores. Uma escala é a relação existente entre a distância medida no mapa e a distância real:


Uma representação comum de escalas em mapas é:

latitude, longitude e escala Trakq


Latitude e Longitude


Se desejássemos representar a posição de um ponto sobre uma circunferência poderíamos utilizar o método usado no círculo trigonométrico, ou seja, marcamos um ponto que chamamos de origem, estabelecemos um sentido (horário/antihorário) para as medidas e indicamos as posições pelos arcos compreendidos entre cada ponto e a origem:

latitude, longitude e escala Trakq

o mesmo método foi usado para marcar a posição de pontos na superfície esférica da Terra. Como estamos agora num mundo tridimensional foi preciso usar duas circunferências cujos planos são perpendiculares entre si e cujos centros são coincidentes:

latitude, longitude e escala Trakk

As latitudes são arcos medidas num plano que contém o eixo Norte-Sul, sendo o equador a origem das medidas.

latitude, longitude e escala Trakwb

as longitudes são arcos medidos numa circunferência que contem o eixo Leste-Oeste, sendo o meridiano de Greenwitch a origem das medidas.

latitude, longitude e escala Trake

Como a circunferência terrestre tem aproximadamente 40.000km foi definida a milha náutica como sendo 1/360 da circunferência terrestre, 1 milha náutica=1852m e corresponde a um arco de 1' (1 minuto).
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos