Gaia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Revolução Industrial" no Brasil

Ir para baixo

"Revolução Industrial" no Brasil Empty "Revolução Industrial" no Brasil

Mensagem por Kelvin Brayan Dom Set 25, 2011 2:43 pm

Olá, amigos, eu fiquei com uma dúvida nas seguinte questão:

O ano de 1930 é considerado por alguns autores como o da "Revolução Industrial" no Brasil. Nesse ano, tem-se o início do processo industrial, que resulta na transferência do eixo de acumulação do capital do meio rural para o meio urbano. O momento desse processo não era de calmaria econômica, o país sofria com a crise de 1929 e com problemas decorrentes da importação de bens de consumo. Essa conjuntura econômica favoreceu

A) a "política de substituição de importações", seguida de uma ação do Estado pautada nos investimentos exclusivos na indústria de base, com o Governo Vargas criando as empresas estatais nesse setor.

B) a decadência da cafeicultura e a transferência do capital para a indústria, associada à presença da mão de obra e do crescimento do mercado consumidor, promovendo o destaque dos grandes centros do Sudeste.

O gabarito diz que é a alternativa B, e eu estou de acordo. Porém, a alternativa A parece estar correta também. Será que o que a inviabiliza de estar CORRETA é o fato de a opção dizer "investimentos exclusivos na indústria de base"? Evidentemente, a partir da década de 1930, Vargas promoveu vultosos investimentos nas indústrias de base (CSN, Vale do Rio Doce e Petrobrás), mas, será que só nelas mesmo? Outra coisa que poderia ser é o fato de essas empresas estatais somente terem surgido a partir da década de 1940?

Cool
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Ir para o topo Ir para baixo

"Revolução Industrial" no Brasil Empty Re: "Revolução Industrial" no Brasil

Mensagem por Kelvin Brayan Ter Set 27, 2011 12:22 pm

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagem por Kelvin Brayan Qui Set 29, 2011 1:15 pm

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo