Gaia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar Geografia ?

+2
Euclides
luiseduardo
6 participantes

Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Como estudar Geografia ?

Mensagem por luiseduardo Seg Jul 04, 2011 10:00 pm

Olá pessoal,

Nunca tive dificuldade em estudar geografia. Acho uma matéria interessante e não tão difícil (quando sabemos sobre o assunto kkk). Entretanto, quando tenho uma prova e os capítulos para estudar são 1,2,3 (por exemplo) consigo aprender e tirar uma boa nota na prova. Sendo que se eu faço uma prova com o mesmo assunto, algum tempo depois (+4 meses) acabo sem ter o mesmo desempenho (mesmo se a prova for idêntica).

Acredito que Geografia é a matéria que me deixa mais preocupado, pois diferente das outras essa matéria eu estudo e algumas vezes acabo sem ter o desempenho esperado. Acredito que seja por que aprendo mais com exercícios, mas infelizmente não é tão fácil encontrar exercícios de geografia e principalmente do assunto que estamos estudando no colégio.



Então, pergunto: Qual a melhor forma de se estudar geografia para o vestibular ?
Obrigado pela atenção.

luiseduardo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Euclides Seg Jul 04, 2011 10:15 pm

Essa é uma pergunta importante luiseduardo, porque penso que pode ser estendida para quase todas as outras ciências humanas.

Não tenho uma resposta de bate-pronto, mas alimento algumas suspeitas. A primeira eu atribuo ao pouco hábito da leitura (não sei se é o seu caso). Tenho certeza de que o bom manuseio intelectual de informação textual é diretamente proporcional à experiência que se tem com leitura. Lidar com palavras e informações não exatas é um processo dialético que vai além da memorização.

A segunda eu atribuo à falsa sensação de que História ou Geografia são "fáceis". Fácil é responder à perguntas "ping-pong", do tipo:

- o que é uma ilha?

perguntas que exigem um processamento e tratamento dialético das informações não serão tão fáceis.

- o que é mais ecológicamente sustentável: usar copos de papel ou plástico?

vai exigir muito mais.

Vamos conhecer outros depoimentos dos colegas de fórum.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Kelvin Brayan Seg Jul 04, 2011 10:28 pm

Olá Luis Eduardo,

bom... não há um melhor método para todos. O que há é uma melhor maneira para você assimilar o conteúdo.
Assim como História e Biologia, a disciplina da Geografia é muito informativa e, especialmente, seu aprendizado se dá pela conversação. Dessa forma, ouvir a explicação do professor é indispensável já que ele consegue lhe transmitir o conceito "pronto". Todavia, é preciso revisar a matéria sempre que puder, pois nossa memória possui duas "gavetas", uma para arquivos temporários e outra para armazenar dados duradouros.
Geralmente, possuímos o hábito de estudar por estudar sempre que há alguma prova. Assim, nosso cérebro reconhece intuitivamente que vamos precisar daquelas informações por um breve período.

Então, eu sugiro que você:

* Preste atenção nas aulas;
* Elabore um resumo, seja com informações do livro, seja pelas explicações do professor;
* Se puder, cole ou pregue seus resumos em um lugar, onde sempre você terá acesso. Dessa forma, você irá sempre se deparar com aquilo que você estudos, revisando o conteúdo;
* Geografia também apresenta muitas informações visuais. Por isso, procure visualizar imagens com paciência e sempre que puder correlacionar informações com mapas, cartas, projeções etc.
* Saber Português. É isso mesmo! Muitas questões de Geografia são dificultadas pela falta de conhecimento do aluno sobre essa importante disciplina. Portanto, tenha sempre um dicionário em mãos.

Há inúmeras dicas que poderia ser enumeradas. Mas, aí estão algumas. Para você aprender melhor o que estudou, é preciso auto-conhecimento e isso você só adquire experimentando novos métodos. Qualquer coisa, procure um médico, pois você pode ter déficit de atenção ou algo do tipo. Às vezes, pode ser má alimentação também. Bom, você sabe sobre essas coisas!

Falou!

Very Happy
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por velloso Seg Jul 04, 2011 11:52 pm

Acho que cada um de nós traz consigo, de natureza mesmo, uma determinada forma de assimilar e guardar as informações. Cada caso é um caso. O importante é saber que principalmente nós, que fazemos vestibular, lidamos com uma quantidade incomensurável de assuntos. Estudar uma determinada matéria, e esquecê-la depois de um tempo sem ter contato, é natural, é humano. O importante é determinar estratégias de estudo que te garantam estar sempre ao par do assunto, como, por exemplo, rever a matéria em determinados períodos de tempo tal qual: uma semana.. um mês... seis mêses; isso fica a seu critério. E como o Euclides disse, é importante sempre exercitar a mente como um atleta exercita seu corpo e isso se faz lendo, conversando, discutindo, observando, tudo sempre na melhor medida possível, aprendendo passiva ou ativamente. O Kelvin nos deu dicas preciosas também, e ele é um cara que já demonstrou muito conhecimento na área de humanas, é só ver no túnel do tempo.

Não existe fórmula, a questão é adaptar-se ao terreno da melhor forma possível.

acho que é por aí.
abraços.

velloso

Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por luiseduardo Ter Jul 05, 2011 2:22 pm

Obrigado pelas resposta, entrentanto ainda não foi bem o que esperava kkk.


Euclides,

Eu tenho um bom hábito da leitura, aprendo bem a matéria. A questão de fácil ao meu ver é que se eu estudo aquilo eu aprendo.
Entretanto, mesmo que eu lembre muitas informações, acaba que não terei o desempenho igual ao que tive anteriormente. Mesmo lembrando da
maior parte das coisas.

Numa prova de geografia, muitas vezes tenho um bom desempenho, pois estudo o que é necessário para prova.
Infelizmente, tem coisas que acabam ficando "esquecidas" ou acabo sem ter o mesmo raciocínio que tive numa prova passada.


Kelvin Brayan,

Assimilar o conteúdo não é a dificuldade, o problema é mantê-lo "igual" durante muitos meses. Percebi pela sua mensagem que tentou explicar formas
de estudar geografia, mas como disse anteriormente, essa não é minha dificuldade. Aprender eu aprendo, nota boa eu tiro, mas meu receio está na memorização.
Eu tenho uma boa memória, mas fazer uma prova no início do ano, e fazer um vestibular no final, acaba que vc esquece algumas coisas, e eu queria uma forma
prática e rápida que pudesse me ajudar nesses casos.

Essas dicas eu já faço para estudar geografia para prova do COLÉGIO.


"Qualquer coisa, procure um médico, pois você pode ter déficit de atenção ou algo do tipo. Às vezes, pode ser má alimentação também. Bom, você sabe sobre essas coisas!"
Pode ter certeza que isso não é meu caso kkkk



velloso,

" Estudar uma determinada matéria, e esquecê-la depois de um tempo sem ter contato, é natural, é humano. O importante é determinar estratégias de estudo que te garantam estar sempre ao par do assunto"

É isso, mas se souber outras dicas ...

luiseduardo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Euclides Ter Jul 05, 2011 2:31 pm

Entendo luiseduardo, introjetar a informação para a memória de longa duração é mesmo difícil. Na verdade penso que se por um período muito longo fosse possível reter apenas 25% do que se lê, seria fácil ser um gênio.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Kelvin Brayan Ter Jul 05, 2011 8:07 pm

Luis Eduardo.

Bom... assim como disse o Euclides, armazenar certos assuntos na memória de longo prazo é algo complicado, pois envolve muito "contato" com o assunto. Nesse caso, o segredo é revisar sempre!

Me desculpe, se não consegui resolver precisamente o que desejava. Mas, está aí o pouco que aprendi.

Segundo o velloso, esquecer certas coisas que aprendeu é natural, inerente do ser humano. A solução é ter muito "contato" com o assunto. Por isso:

* Revise;
* Reflita sempre sobre o que aprendeu;
* Troque ideias com os amigos e colegas;
* Ensine. Sim, isso mesmo. Foi comprovado, cientificamente, que quando você ensina algo que aprendeu, você consolida a experiência de seu aprendizado, pois você sente uma pequena parcela de responsabilidade ao transmitir uma informação, assim tendo um pouco de precaução ao explicar o assunto;
* Procure um profissional da área, por exemplo, um psicopedagogo (a).

Então, se descubra cara! Se não resolver, cuidado! Você pode ter algum "encosto"!
Isto pode ser um >>>>

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil


Última edição por Kelvin Brayan em Ter Jul 05, 2011 11:43 pm, editado 2 vez(es)
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Kelvin Brayan Ter Jul 05, 2011 8:36 pm

Huheuhe falou!
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por ibatexano Ter Jul 05, 2011 9:25 pm

Qualquer coisa, procure um médico, pois você pode ter déficit de atenção ou algo do tipo. Às vezes, pode ser má alimentação também.


essa foi boa....kkk
ibatexano
ibatexano
Monitor
Monitor

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/07/2011
Localização : Ibaté

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Kelvin Brayan Ter Jul 05, 2011 11:40 pm

kkkk... eu falei sério ibatexano!

por que você riu?

Razz
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Euclides Ter Jul 05, 2011 11:48 pm

Kelvin Brayan escreveu:kkkk... eu falei sério ibatexano!

por que você riu?

Razz

No Brasil esse ainda é um problema sério. A merenda escolar não foi instituída por outro motivo. Ficou engraçado porque certamente (e graças a Deus) não é um problema que possa afligir o luiseduardo.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por ibatexano Qua Jul 06, 2011 12:07 am

Euclides escreveu:

Ficou engraçado porque certamente (e graças a Deus) não é um problema que possa afligir o luiseduardo.

Ficou engraçado também porque já vi uma foto do luiseduardo no PiR2,ele é bem franzino.Aí o negócio "meio" que se encaixou.

Mas esse ponto que o Euclides tocou ,vai muito além da merenda.Alguns lugares remotos do nosso país nem sala de aula tem,que dirá merenda para as crianças.
ibatexano
ibatexano
Monitor
Monitor

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/07/2011
Localização : Ibaté

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Luís Qua Jul 06, 2011 5:50 am

Oi, Luís Eduardo!

Geografia é uma matéria que não se aprende só com livros. Ela se renova a cada dia. Por exemplo, na maioria dos livros aposto que continua o dado de que Japão e Alemanha são os países com a maior economia depois dos EUA. Fiquei sabendo recentemente que a China já ultrapassou esses dois países e hoje é a segunda maior economia do mundo. O pior é que cobram em provas de vestibular esses detalhes.
Portanto, pra estudar Geografia, além do livro didático, você deve ler jornais, assistir os tele-jornais também, ler revistas atuais sobre assuntos variados. Principalmente os relacionados à Geografia política, porque é aí que existe a maior diferença entre o que se lê no bom e velho livro didático e o que realmente ocorre no mundo atual. Recomendo a você que tenha em mãos um livro que tenha sido publicado em 2009 no mínimo.

Bons estudos! study

Luís

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por luiseduardo Qua Jul 06, 2011 1:06 pm

ibatexano escreveu:
Euclides escreveu:

Ficou engraçado porque certamente (e graças a Deus) não é um problema que possa afligir o luiseduardo.

Ficou engraçado também porque já vi uma foto do luiseduardo no PiR2,ele é bem franzino.Aí o negócio "meio" que se encaixou.

Mas esse ponto que o Euclides tocou ,vai muito além da merenda.Alguns lugares remotos do nosso país nem sala de aula tem,que dirá merenda para as crianças.

KKKK, pessoal frescando comigo aqui ... putz, assim não dá né ? hehe

Franzino ? Que foto é essa ?
A minha atual é o Dr. Frankenstein kk

luiseduardo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar Geografia ? Empty Re: Como estudar Geografia ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos