Gaia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Subnutrição e obesidade

4 participantes

Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Subnutrição e obesidade

Mensagem por emanuelpatrick Dom Out 16, 2011 12:19 am

Pessoal

Até alguns anos o grande problema nutricional da população mundial era a fome, epidêmica ou endêmica. Hoje, apesar de persistência da subnutrição em grande parte do mundo (embora numa proporção bastante inferior à de vinte anos atrás), tem ocorrido uma preocupação cada vez maior dos governos e das organizações internacionais - por exemplo, a Organização mundial da Saúde- com a obesidade. A minha dúvida é o por quê dessa mudança de enfoque?


Um abraço e até a próxima!

emanuelpatrick

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por Euclides Dom Out 16, 2011 12:59 am

A minha dúvida é o por quê dessa mudança de enfoque?

Muito curioso você pensar nisso. A fome continua crônica e feroz no mundo, mas em geral ela acontece "lá longe", fora de casa, na África. Além disso a fome subsiste nos rincões mais pobres dos países emergentes.

A obesidade é também um problema para os sistemas de saúde e está acontecendo dentro de casa, nos países ricos como EUA.
Subnutrição e obesidade Foto-crise-aumenta-a-fome-no-mundo-2 Subnutrição e obesidade Foto-crise-aumenta-a-fome-no-mundo-3

Fica aberto o debate. É uma reflexão interessante.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por emanuelpatrick Dom Out 16, 2011 9:51 pm

"A obesidade é também um problema para os sistemas de saúde e está acontecendo dentro de casa, nos países ricos como EUA. "


Caro Euclides

Muito interessante as suas colocações. Vamos começar o debate analisando o que você citou acima.

Ao contrário do que se pensa, não são apenas os ricos ou a classe média que sofrem com a obesidade, mas também- ou às vezes até mais- os pobres. Nos Estados Unidos, por exemplo, quanto menor for o rendimento das famílias, geralmente é maior a porcentagem de obesos. No Brasil, na China e no Terceiro mundo em geral, pelo menos por enquanto, ainda ocorre o contrário, ou seja, a obesidade atinge principalmente os ricos ou a classe média.
Nos países desenvolvidos, com a descoberta do problema, as populações com maiores recursos passam a dedicar uma parte do seu tempo a atividades físicas, além de controlarem um pouco mais a alimentação, enquanto as pessoas com menos recursos-que em geral são menos informadas- estão descobrindo ou usufruindo o que algumas vezes é um novo estilo de vida: sentar-se à frente da televisão ou do computador alimentando-se de forma desregrada com frituras, sanduíches, pizzas, pipoca com manteiga(acompanhada por refrigerantes), doces e outras guloseimas.

Então, caro amigo, antes de tudo: cuidado com as generalizações.


Quero dizer que a cada dia, os debates desse fórum se tornam mais interessantes graças à pessoas como você, Euclides. Desejo que mais pessoas expressem os seus pontos de vista possibilitando a construção de uma consciência mais humanitária. Abraços!


P.S.: Gostei da homenagem ao mestre Aziz Ab'Saber.

emanuelpatrick

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por Euclides Seg Out 17, 2011 12:40 am

Euclides escreveu:A obesidade é também um problema para os sistemas de saúde e está acontecendo dentro de casa, nos países ricos como EUA.

Não se trata de generalização. O que eu disse é que a fome crônica é endêmica em algumas regiões mais pobres do mundo e fica distanciada das preocupações dos governos dos países mais importantes.

A obesidade desconhece essas fronteiras e acontece também nos países ricos (e não necessariamente entre as pessoas mais ricas). Há alguns provérbios populares brasileiros que sintetizam isso:

"a preocupação só vem quando a água bate na bunda"
"pimenta nos olhos dos outros é colírio"


é evidente que este é apenas um ângulo de vista. Há outros.

P.S.: Gostei da homenagem ao mestre Aziz Ab'Saber.
tive a honra de ser aluno do professor.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por Kelvin Brayan Ter Out 18, 2011 12:00 am

Caraca! O.O

Euclides, você foi mesmo aluno de Aziz Ab' Saber? Euclides, você é graduado em quais cursos?
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por Euclides Ter Out 18, 2011 12:43 am

Aziz Ab'Saber foi meu professor na disciplina Geomorfologia. Tinha um jeito manso e suave e falava de uma maneira peculiar. Ao final do curso ele costumava entrevistar cada aluno e decidir ao final dessa conversa se o aluno seria aprovado e qual sua nota.

Quando chegou a minha vez ele entrou na sala trazendo nas mãos uma revista de Geologia publicada pelo centro acadêmico e que continha um trabalho do qual eu era um dos co-autores. Disse-me que não faria a entrevista mas me avaliaria pelo trabalho publicado.

Apontou pontos fortes e fracos e declarou-se ressentido por não ter sido citado na bibliografia. Muito envergonhado, fui aprovado.

Nunca mais esqueci.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por velloso Qui Out 20, 2011 9:36 pm

Caramba, Euclides. A cada dia eu me sinto mais privilegiado de aprender as coisas contigo. Sinceramente.

velloso

Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por Euclides Qui Out 20, 2011 9:53 pm

Tenho encontrado entre vocês verdadeiros e generosos cavalheiros. Estou convencido que, com essa nobreza de caráter, vocês, na vida profissional, serão pessoas que farão diferença, neste mundo em que tudo é banalizado e em que a moral é rasgada diariamente.

Encontro muita esperança nessa convivência.

grande abraço,


PS: Aziz A'B Saber foi um gigante especialmente no campo da Geomorfologia. Até onde eu saiba nunca enriqueceu.
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subnutrição e obesidade Empty Re: Subnutrição e obesidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos