Gaia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

4 participantes

Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por Pablo Simões Seg Jul 18, 2011 2:50 pm

Olá pessoal,

Eu estava lendo um texto do livro Matemática I, do prof° Luiz Roberto Dante, lá encontrei um texto que falava um pouco da história da Geometria. Dentre tantas descobertas, foi citado a descoberta do tamanho do raio da Terra.

Mas qual seria este tamanho? Como no passado, mesmo sem tantas tecnologias foi possível realizar esta descoberta?

Ps: eu não encontrei uma parte do fórum, que ao meu ponto de vista, tais perguntas se encaixassem. Mas qualquer coisa... é só mover Smile

Abraço!
Pablo Simões
Pablo Simões
Monitor
Monitor

Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Re: Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por Kelvin Brayan Seg Jul 18, 2011 3:04 pm

Cara... isso deve ser um mistério!

Eu sei que, se não me engano, um filósofo chamado Erastóteles descobriu que a Terra era esférica depois de fazer um experimento com estacas em diferentes regiões do planeta, acho que foi uma estaca na Grécia e outra no Egito, ou algo assim do tipo.
Então, ele observava a diferença da visibilidade das sombras lá das estacas.
Não tenho certeza mesmo sobre isso...

Cara... eu descobri também que os gregos antigos conseguiram determinar com quase exata precisão a distância da Terra até a Lua.

Outro mistério é que só eles sozinhos descobriram cinco planetas do sistema solar...

Bizarro!

Very Happy
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Re: Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por velloso Seg Jul 18, 2011 3:42 pm



Um vídeo oportuno para sua pergunta, Pablo.

velloso

Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Re: Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por Kelvin Brayan Seg Jul 18, 2011 3:43 pm

Ahh é Eratóstenes e não Erastóteles...

Very Happy


Última edição por Kelvin Brayan em Seg Jul 18, 2011 5:04 pm, editado 1 vez(es)
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Re: Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por Euclides Seg Jul 18, 2011 4:21 pm

O vídeo do Carl Sagan deixa muito claro como Erastónes procedeu. Erastótenes mediu a circinferência polar da Terra e encontrou o valor de 39.250 km. Hoje as melhores medidas indicam para a circunferência polar um valor de 39.940 km. (Eita grego bonzão!)

raio polar: 6.378,140 km
raio equatorial: 6.356,755 km
Euclides
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Re: Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por Pablo Simões Seg Jul 18, 2011 4:46 pm

Show!

Obrigado a todos!
Pablo Simões
Pablo Simões
Monitor
Monitor

Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a medida do raio do Planeta Terra? Empty Re: Qual é a medida do raio do Planeta Terra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos